Innovine é um projeto europeu de colaboração que começou em fevereiro 2013 e é financiado pelo programa KBBE.
Durante 4 anos, o projeto associará 27 parceiros de 7 países europeus diferentes (França, Espanha, Italia, Alemanha, Portugal, Hungria e Bulgaria).
O setor vinícola é um ator estratégico da área económica europeia uma vez que a quantidade de vinho produzida na Europa representava, em 2010/2011, aproximadamente 60% da produção mundial.
Hoje, a viticultura europeia é confrontado com numerosos obstáculos.
Daqui a alguns anos apenas a mudança do clima afetará os equilíbrios que existem entre zonas vinícolas e os bacelos e modificará o impacto no vinhedo das pragas e das doenças.
Os vinhateiros deverão não só ter em conta o modo de funcionarmento das exigências ambientais mas também o confronto com novos países produtores num mercado mundial do vinho cada vez mais globalizado.
Neste contexto, o objetivo estratégico do projeto InnoVine é apoiar o setor vinícola europeu tendo em conta a solicitação dos consumidores em termos de segurança alimentar e de vinhos de qualidade muito alta qualidade que respeita o ambiente, sem esquecer o desenvolvimento de novas técnicas dos produtores numa espectativa de mudança de clima.
O projeto é coordonado por Anne-Françoise Adam-Blondon do Instituto Nacional da Investigação Agronómica.